A secretária de Habitação de Rio Preto, Sandra Reis, se reuniu com o secretário de Obras e vice-prefeito de Rio Preto, Fábio Marcondes, para analisar a criação de um acesso alternativo à Favela Marte. O assunto foi tema do encontro realizado na Secretaria de Obras na manhã desta terça-feira, 11/2.
A alternativa discutida no encontro foi o prolongamento da avenida Fausto Sucena Rasga em trecho que ligaria a avenida Ernani Pires Domingues, na altura do bairro Macedo Teles I, à rua Emília de Oliveira Batista, na Vila Itália. Com isso, bastaria criar uma alça de acesso do bairro até o prolongamento.
A criação de um novo acesso ao bairro é uma reivindicação apresentada pelos moradores da Favela Marte à Secretaria de Habitação. “Queremos ser como outros bairros, com mais de um acesso. Ruim ficar restrito a uma única passagem. Eu, como empreendedora, vejo que isso nos limita”, diz Ozilmara Costa, comerciante que tem uma marmitaria no bairro.
“Mesmo que ainda esteja ausente no Plano Diretor, o prolongamento da avenida Fausto Sucena Rasga é uma possível solução para criar uma alternativa de acesso. Isso facilitaria a mobilidade urbana local e desafogaria o trânsito naquela região”, comentou a secretária.
Sandra Reis entregou ao secretário de Obras laudo assinado por dois engenheiros da pasta que aponta as intervenções necessárias para viabilizar o novo acesso, entre as quais a construção de dispositivo que garanta a manutenção do fluxo natural do Córrego dos Macacos, que seria sobreposto pela nova via. “É um primeiro, mas muito importante passo”, diz a secretária."Agora, com o laudo técnico em mãos, nossa equipe irá avaliar a viabilidade estrutural e os próximos passos necessários para que esse acesso alternativo possa se tornar realidade. Seguiremos trabalhando em conjunto para buscar soluções que atendam às demandas da comunidade", afirmou o secretário de Obras.
Colaboração: Venusca Borghi