A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, e o Projeto MAN promovem o 2º Simpósio Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, no dia 6 de dezembro, sexta-feira, a partir das 8h30, no auditório da OAB Rio Preto. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no link abaixo.
A Campanha do Laço Branco é uma mobilização que envolve homens na luta contra a violência doméstica e familiar contra mulheres. A iniciativa começou no Canadá, em 1989, após o assassinato de 14 mulheres na Escola Politécnica de Montreal. No Brasil, a movimentação acontece desde o início dos anos 2000 e a Lei Federal nº 11.489/2007 instituiu o 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
“A missão do Dezembro Branco é combater o feminicídio e promover a igualdade de gênero, ao incentivar uma nova visão de masculinidade que prescinde de relações hierárquicas e de poder. O Laço Branco foi adotado como símbolo e lema, além de um compromisso, de jamais cometerem um ato violento contra as mulheres”, afirma a secretária da Mulher de Rio Preto, Rafaella Moraes.
Entre os palestrantes convidados estão profissionais de várias áreas como Adriano Beiras (doutor em psicologia social), Aracelis Achcar (psicóloga supervisora Projeto MAN), Patrícia Santos (juíza de direito), Anyela Monteiro (psicóloga e psicanalista), Edson Tonini (promotor de Justiça), Talita Miranda (doula do parto e nascimento) e Luiz Augusto Neves (subinspetor GCM/Patrulha Maria da Penha).
A Associação de Reintegração Assistencial (ARA) é parceira na ação, que conta com apoio da 22ª Subseção da OAB de Rio Preto e o Sincomerciários de Rio Preto.
Na manhã desta segunda-feira (2/12), a Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial, o Projeto Man e a Patrulha Maria da Penha estiveram no Terminal Urbano para colagem de cartazes nos ônibus circulares de Rio Preto.
Sob o slogan “Amor não Combina com Violência”, as peças chamam a atenção para a Campanha do Laço Branco e conclamam homens a combater a violência contra as mulheres. “A importância dessa campanha é trazer um olhar para os homens, nessa questão do combate à violência contra a mulher. Avançamos muito com a Lei Maria da Penha, mas se nós, homens, somos a causa desse problema, precisamos pelo menos ser parte da solução”, afirma Bruno Abrantes, do MAN. Os cartazes serão afixados também em equipamentos públicos.
O projeto MAN (Masculinidade Ampliando a Natureza) é um grupo reflexivo para homens autores de violência doméstica. “Desde 2019, fazemos atendimentos aqui em Rio Preto e em toda a região. A ideia agora é começar a fazer esses grupos de maneira preventiva e a Campanha do Laço Branco é uma dessas iniciativas, pois atualmente trabalhamos depois do episódio de violência ter acontecido”, complementa Bruno.
Atualmente, passam pelo Terminal Urbano cerca de 70 mil usuários/dia.
Serviço2º Simpósio Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a MulherData: 6 de dezembro de 2024Horário: 8h30 – 13hLocal: OAB Rio PretoEndereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5853 - Vila São JoséLocalização: https://maps.app.goo.gl/eXZa2ESpeU9HqToR6