O secretário da Segurança Pública de Cotia, Fabrício Dourado, declarou nesta sexta-feira (4), que um jovem foi apreendido com artefato usado para atirar pedras a longa distância.
A Polícia Civil não descarta a hipótese dele estar ligado à gangue que tem depredado ônibus na cidade no último mês.
A apreensão do menor foi feita pela Guarda Civil Municipal na Estrada da Roselândia a 200 metros de um ônibus que tinha acabado de ser apedrejado.
Somente hoje seis coletivos da cidade tiveram os vidros quebrados durante atos de vandalismo. No último mês um total de 30 ônibus foram danificados.
O comando da Polícia Civil no estado de São Paulo já descartou a participação de organizações criminosas, como o PCC (Primeiro Comando da Capital), nos ataques.
Em todo o estado mais de 600 ônibus foram alvo dos vândalos. Na região, Osasco, Cotia, Carapicuíba, Itapevi e Taboão da Serra são os municípios com maior registro deste tipo de crime contra o patrimônio público.
A investigação aponta, até o momento, que a motivação seja um "desafio lançado aos jovens em grupos na internet". A apreensão do menor de idade em Cotia hoje reforça essa linha investigativa.