Terça, 24 de Junho de 2025
5°C 18°C
São Paulo, SP

Câmara de Cotia aprova proibição do comércio de cobre sem comprovação de origem

As penalidades para quem for flagrado com cobre queimado sem a documentação necessária envolvem desde apreensão do material e aplicação de multa até a cassação do alvará de funcionamento em caso de reincidência.

Redação
Por: Redação
22/05/2025 às 22h26
Câmara de Cotia aprova proibição do comércio de cobre sem comprovação de origem

Visando combater o furto de cabos e fios elétricos, bem como promover um mercado mais transparente e seguro, o Poder Legislativo de Cotia aprovou a proibição do comércio de cobre queimado sem comprovação de origem lícita. De autoria do vereador Celso Itiki (PSD), o Projeto de Lei nº 68/2025 foi aprovado com 15 votos favoráveis durante a 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia.

As penalidades para quem for flagrado com cobre queimado sem a documentação necessária envolvem desde apreensão do material e aplicação de multa até a cassação do alvará de funcionamento em caso de reincidência. O Projeto segue agora para sanção ou veto e, após, o tema deve ser regulamentado pelo Poder Executivo.

Conforme dados do Instituto Conexis Brasil Digital, apenas no ano passado quase 5,5 milhões de metros de cabos de cobre foram furtados e roubados no Brasil, afetando diretamente mais de 7 milhões de pessoas. Em 2024, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) apreendeu 88 toneladas do material, número seis vezes maior que em 2023.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias