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Mega túnel será construído na cidade de Alumínio para passagem de trem intercidades

O traçado contará com 89,6 quilômetros de extensão, sendo quase metade composta por novas vias e cerca de 30% aproveitando o traçado original da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.

Redação
Por: Redação Fonte: correiodointerior.com.br
08/05/2025 às 18h58
Mega túnel será construído na cidade de Alumínio para passagem de trem intercidades

O projeto do trem Intercidades (TIC) que vai ligar Sorocaba até São Paulo, avança com destaque não apenas pela proposta de criar uma rota expressa entre o interior e a capital, mas também pela complexidade técnica e de engenharia envolvida.

O traçado contará com 89,6 quilômetros de extensão, sendo quase metade composta por novas vias e cerca de 30% aproveitando o traçado original da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.

Pontes ferroviárias

Entre as estruturas previstas estão três pontes ferroviárias, somando 468 metros de extensão. A mais extensa será a ponte sobre o Rio Pinheiros (PON-003), com 333 metros, seguida pela ponte sobre o Rio Sorocaba (PON-001), com 100 metros.

Viadutos

O traçado contará com 33 viadutos, sendo 22 ferroviários e 11 rodoviários, totalizando 5.422 metros lineares. Os principais destaques são o viaduto VFE-021, que ligará a Linha 8-Diamante até a Rodovia Castelo Branco, com 886 metros, e o viaduto VFE-022, na região da Lapa, que será o maior da obra, com 2.110 metros de extensão, projetado para contornar o Pátio Lapa e evitar interferências com áreas tombadas.

Mega túnel em Alumínio

O TIC Eixo Oeste contará ainda com sete túneis, somando 6.440 metros de extensão linear. O destaque vai para o TUN-002, no município de Alumínio, interior de São Paulo, cidade vizinha a Mairinque, que será o maior túnel do projeto com 2.840 metros. Em Mairinque, o TUN-003 terá 1.112 metros e será fundamental para o avanço da linha por regiões de relevo acidentado. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto, lançou recentemente a consulta pública do TIC Sorocaba e deve anunciar as primeiras audiências públicas em breve. O leilão de concessão do trecho está previsto para ocorrer até o final de 2025.

O projeto é uma das iniciativas prioritárias do Governo do Estado de São Paulo para modernizar o transporte ferroviário regional, com foco em mobilidade, integração e desenvolvimento sustentável.

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