Após 15 anos fechada, a estação Ambuitá, da linha de trem 8-Diamante, foi reinaugurada em Itapevi pela concessionária ViaMobilidade.
O que aconteceu
Expectativa é que estação atenda, em média, 2.100 passageiros por dia e cerca de 65 mil usuários por mês. O serviço, segundo a prefeitura, beneficiará, principalmente, os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá, ao proporcionar uma alternativa de transporte mais ágil, além de reduzir o tráfego de veículos e ônibus na região.
Funcionamento começa com a chamada operação assistida, mas horário seguirá como nas outras estações da CPTM e ViaMobilidade, das 4h à meia-noite. O período de testes deve durar 30 dias, sob a supervisão da concessionária e do governo do estado paulista.
Estação era antiga e foi fechada em 2010. Inaugurada em setembro de 1949 pela então Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente sob o nome de Parada Iracema, a estação recebeu novas instalações em 1985 sob a gestão da antiga Fepasa.
Em 2010, já sob administração da CPTM, foi desativada e demolida, após um projeto de revisão das linhas conduzido pelo Governo do Estado à época.
População local cobrava por solução da Prefeitura de Itapevi. Segundo a administração municipal, a reivindicação de moradores da região pela reabertura da linha era antiga e o projeto foi assumido pela concessionária ViaMobilidade, que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do trem em São Paulo.
Embarque gratuito
Embarque na estação será gratuito. Assim como ocorre nas estações Amador Bueno, e Santa Rita, também da linha 8 e em Itapevi, os passageiros que embarcarem na Ambuitá não serão cobrados até desembarcarem na parada de Itapevi, onde uma passagem regular, de R$ 5,20, é cobrada para quem entrar na estação.
Serviço permanecerá gratuito, "sem previsão de tarifação", segundo porta-voz da ViaMobilidade. De acordo com Rodrigo Alexandre Oliveira e Silva, gerente de controle operacional das linhas 8 e 9 de trem, a gratuidade nas três estações de Itapevi está prevista em contrato entre a concessionária e o governo estadual, e ocorre desde a época em que os trechos eram operados pela CPTM.
"Estava previsto no contrato de que era para darmos continuidade [à operação do trecho] sem tarifação. (...) A concessionária também tem outras receitas, como as comerciais, com quiosques de alimentação e propagandas, além de outras receitas operacionais previstas em contrato", Rodrigo Alexandre Oliveira e Silva, gerente de controle operacional das linhas 8 e 9.
Tempo de espera entre os trens na Ambuitá será de 30 minutos — bem maior do que em outras estações das linhas operadas pela ViaMobilidade. Ainda segundo o porta-voz da concessionária, o intervalo foi calculado a partir da demanda e taxa de ocupação prevista para atender a região. "Se em algum momento, captarmos mais passageiros e isso aumentar a ocupação dos trens, é possível que esse intervalo diminua", diz.
Obras da estação tiveram início em 5 de abril de 2024 e custaram R$ 26,5 milhões, segundo a prefeitura. O novo acesso está localizado à Estrada Araçariguama, s/n, na Estância São Francisco Itapevi. A estação conta com escada comum e elevador, além de bicicletário do lado de fora.