Além da leitura de cinco Projetos de Lei e um Ofício, a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia teve 24 Indicações apresentadas pelos vereadores. Entre as reivindicações encaminhadas ao Poder Executivo, 16 solicitam recapeamento ou pavimentação asfáltica em diversos bairros e três tratam da construção de unidades educacionais.
Há anos em pauta no debate público, a qualidade do serviço prestado pelas empresas de ônibus em Cotia foi tema da Indicação nº 478/2025, de autoria do vereador Dr Castor Andrade (PDT). O documento solicita que o Poder Executivo municipalize o sistema público de transporte. "A atual empresa está com uma frota de ônibus antiga e não possui linhas alimentadoras para ligar os bairros ao terminal. A concessionária não está atendendo às necessidades dos usuários e vem causando muitos transtornos, como atrasos e irregularidade nos horários", justifica o autor.
Na Tribuna, o vereador lembrou que há locais não atendidos pelo sistema de transporte público, especialmente regiões em que não é possível a passagem de ônibus regulares, como nas comunidades com ruas estreitas e sem acostamento. Por isso, é necessária a inclusão de micro e midi-ônibus na frota, que deve ser equipada com ar-condicionado, wi-fi, tomadas para carregar celular e aplicativo mostrando o trajeto dos ônibus em tempo real.
As Indicações são o principal método pelo qual o Poder Legislativo exerce sua função de assessoramento na administração pública. É através delas que os vereadores sugerem medidas de interesse público às autorias competentes. As Indicações independem de aprovação em Plenário e são despachadas de imediato ao Poder Executivo para providências.