Quinta, 20 de Março de 2025
17°C 24°C
São Paulo, SP

ViaMobilidade quer reduzir intervalo da Linha 8-Diamante

Com a nova via, a ViaMobilidade espera reduzir o tempo de percurso em até 4 minutos, especialmente nos atendimentos internos da Linha 8, como no trecho entre Barra Funda e Barueri.

Redação
Por: Redação Fonte: ViaTrolebus
11/03/2025 às 21h10
ViaMobilidade quer reduzir intervalo da Linha 8-Diamante
Renato Lobo/ViaTrolebus

Os trens da Linha 8-Diamante, operados pela ViaMobilidade, devem ganhar mais agilidade nos atendimentos na estação Palmeiras-Barra Funda com a implantação de uma nova área de manobra a leste da estação.

A operadora realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira para detalhar as intervenções, que receberam investimentos de cerca de R$ 40 milhões.

O novo sistema, conhecido como “Y”, conta com uma via de aproximadamente 500 metros, permitindo que os trens cheguem a Barra Funda e realizem a manobra para retornar ao serviço em direção a Itapevi, sem a necessidade de seguir até Júlio Prestes.

A mudança é estratégica, já que uma parte significativa dos passageiros embarca ou desembarca na estação que leva o nome do clube Palmeiras.

Redução no tempo de viagem
Com a nova via, a ViaMobilidade espera reduzir o tempo de percurso em até 4 minutos, especialmente nos atendimentos internos da Linha 8, como no trecho entre Barra Funda e Barueri. Essa estratégia, herdada da época da CPTM, permite menores tempos de espera nas plataformas em trechos de maior demanda.

“Hoje a gente pratica ali algo em torno de quatro minutos e meio, cinco minutos de intervalo em Barra Funda. A gente quer chegar próximo dos 4 minutos, o que nos permitiria oferecer mais lugares. Esse seria o limite dentro da infraestrutura existente. Mas todo ganho no intervalo traz um aumento considerável na capacidade.” — afirmou Alan Santana, Gerente de Manutenção de Via Permanente da ViaMobilidade.

A empresa também investiu recursos, conforme determina o contrato de concessão, em uma nova frota de trens.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias