Quinta, 20 de Março de 2025
17°C 24°C
São Paulo, SP

Defesa Civil renova alerta de altas temperaturas

Para as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas podem atingir 36°C, sendo a segunda mais quente do estado no fim de semana

SECOM
Por: SECOM Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
07/03/2025 às 17h48
Defesa Civil renova alerta de altas temperaturas
Marcos Morelli / SMCS

Temperaturas ainda mais altas do que as registradas durante o Carnaval devem atingir São José do Rio Preto e região nos próximos dias. A Defesa Civil local, seguindo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, renova o alerta de altas temperaturas até domingo, 9/3, por meio de boletim do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Para as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas podem atingir 36°C, sendo a segunda mais quente do estado. O destaque fica para as regiões de Presidente Prudente e Marília, com os termômetros que podem chegar na casa dos 37°C. Nas regiões de Bauru e Araraquara, as máximas podem alcançar os 35°C. Nas regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Registro, além do Vale do Ribeira, os registros devem ser de 34°C.

Nas regiões de Sorocaba e Campinas, os termômetros podem chegar aos 33°C, no Vale do Paraíba aos 32°C. Na Região Metropolitana e Litoral Norte, a previsão é de 31°C. Já na Baixada Santista, os termômetros podem marcar 28°C e na Serra da Mantiqueira, 27°C. “Os cuidados neste período, ainda mais quente e que traz sensação térmica maior que a temperatura média prevista exige que reforcemos os cuidados com a saúde das pessoas e dos animais”, ressalta o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, cel. Ivair Silva.

Pancadas e granizo

De acordo com o boletim da Defesa Civil do estado, mesmo com o cenário de muito calor e tempo abafado, não está descartada a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas por queda de raios, granizo e rajadas de vento.

De acordo com os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil do Estado, na segunda-feira (10), a aproximação de uma frente fria em todo território paulista, atuará quebrando o bloqueio atmosférico da alta pressão, fazendo com que as temperaturas máximas diminuam, favorecendo assim o retorno das chuvas, principalmente na faixa leste do estado.

52766559635_e9fbf0cb2b_c.jpg
Foto: Fabrício Spatti/ArquivoSMCS

Cuidados com alta temperatura:

Com as altas temperaturas, a Defesa Civil reforça a importância dos cuidados:

  • Manter-se hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede; 
  • A exposição direta ao sol entre 10h e 16h deve ser evitada sempre que possível; 
  • O uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros ajuda a reduzir os impactos do calor;
  • Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem receber atenção especial, pois são mais vulneráveis a problemas decorrentes do calor excessivo;
  • Durante períodos de calor intenso, os animais de estimação também sofrem com as altas temperaturas e precisam de cuidados especiais para evitar problemas como desidratação, queimaduras e superaquecimento; 
  • Para garantir o bem-estar dos pets, é fundamental mantê-los sempre hidratados, oferecendo água fresca.
  • Passeios com animais devem ser feitos apenas nos horários mais frescos do dia, como no início da manhã ou à noite, evitando o contato direto das patas com o asfalto quente, que pode causar queimaduras. 
  • É importante proporcionar um ambiente arejado e com sombra para animais, evitando deixá-los em locais abafados ou expostos ao sol por longos períodos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias