Temperaturas ainda mais altas do que as registradas durante o Carnaval devem atingir São José do Rio Preto e região nos próximos dias. A Defesa Civil local, seguindo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, renova o alerta de altas temperaturas até domingo, 9/3, por meio de boletim do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Para as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas podem atingir 36°C, sendo a segunda mais quente do estado. O destaque fica para as regiões de Presidente Prudente e Marília, com os termômetros que podem chegar na casa dos 37°C. Nas regiões de Bauru e Araraquara, as máximas podem alcançar os 35°C. Nas regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Registro, além do Vale do Ribeira, os registros devem ser de 34°C.
Nas regiões de Sorocaba e Campinas, os termômetros podem chegar aos 33°C, no Vale do Paraíba aos 32°C. Na Região Metropolitana e Litoral Norte, a previsão é de 31°C. Já na Baixada Santista, os termômetros podem marcar 28°C e na Serra da Mantiqueira, 27°C. “Os cuidados neste período, ainda mais quente e que traz sensação térmica maior que a temperatura média prevista exige que reforcemos os cuidados com a saúde das pessoas e dos animais”, ressalta o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, cel. Ivair Silva.
De acordo com o boletim da Defesa Civil do estado, mesmo com o cenário de muito calor e tempo abafado, não está descartada a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas por queda de raios, granizo e rajadas de vento.
De acordo com os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil do Estado, na segunda-feira (10), a aproximação de uma frente fria em todo território paulista, atuará quebrando o bloqueio atmosférico da alta pressão, fazendo com que as temperaturas máximas diminuam, favorecendo assim o retorno das chuvas, principalmente na faixa leste do estado.
Com as altas temperaturas, a Defesa Civil reforça a importância dos cuidados: