“Como trabalhamos com questões muito sensíveis, atendendo mulheres que estão vulneráveis, precisamos estar bem, fisicamente e mentalmente, pois a carga é pesada. Então, esse tipo de ação é muito bem-vinda, pois impacta positivamente no nosso cotidiano”, afirma a assistente social Ana Paula dos Santos, da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial. Nesta sexta-feira, 7/3, as servidoras da pasta fizeram massagem, cuidaram do corpo e tiveram dicas de automaquiagem.
É uma das ações do “Cuidar de Quem Cuida”, que começou com as pacientes e servidoras do Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm) e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e passou ainda pelo Semae, com café da manhã e oficina para colaboradoras(leia abaixo). “Sabemos que o cuidado físico rebate nas questões emocionais, na autoestima das servidoras, e essa ação é um reconhecimento desse trabalho intenso e bonito desenvolvido por elas ao longo do ano, pois quem cuida precisa ser cuidado”, afirma a psicóloga Janaina Darli Duarte Simão, do Centro de Referência e Atenção à Mulher (CRAM) 1.
A secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto, Rosicler Quartieri, explica sobre a importância de promover ações voltadas às servidoras municipais. “Comemoramos o mês da mulher de uma maneira bastante peculiar. O ‘Cuidar de Quem Cuida’ é o momento em que graças às parcerias que estabelecemos, conseguimos oferecer massagem craniofacial, quick massage, manicure, design de sobrancelha, spa dos pés e dicas de maquiagem e de cuidados pessoais. A mensagem é: em primeiro lugar, precisamos estar bem, para que possamos cuidar bem das pessoas, no caso, das mulheres que procuram nossos serviços.”
Os parceiros das ações na Secretaria da Mulher são Instituto Equilibrium, Lojas Lívia e Senac.